NOSSOS ORIENTADORES
Acompanham as aulas e auxiliam os alunos de forma individual.
Abaixo você tem as informações de suas especialidades e quando clica no link, pode conhecer as obras de cada artista.
FÁBIO HAIBARA
DESENHO E PINTURA
JOSÉ CARLOS ACERBI
DESENHO E PINTURA A ÓLEO E AQUARELA
Carmelo Gentil
DESENHO E PINTURA
ADEMIR CRUZ
DESENHO E PINTURA – RETRATO
UM POUCO SOUBRE NOSSOS ORIENTADORES
Conheça sobre a historia de cada um de nossos orientadores!
FÁBIO HAIBARA
Desde 1995 Fábio Haibara atua como orientador de desenho e pintura na APBA, e ainda assim continua na incansável tarefa de pesquisar e experimentar novos meios e efeitos, principalmente para Natureza Morta.
Dentre os principais prêmios recebidos estão a Pequena Medalha de Prata, Média Medalha de Bronze, e o Prêmio Aquisição do Salão Paulista de Belas Artes, além das Medalhas de Ouro no Salão Livre e no Salão de Natureza Morta da APBA, entre outros. Suas aulas na sede da APBA acontecem nas segundas-feiras (manhã, tarde e noite) e nas quartas-feiras (manhã).
josé carlos acerbi
Ocupação institucional: Presidente da Associação Paulista de Belas Artes (APBA)
Possui obras na Pinacoteca da Prefeitura Municipal de Guararapes (SP) e Associação Palas Athena em São Paulo (SP). A maioria de seus trabalhos, em óleo sobre tela, integra coleções particulares nos EUA, América do Sul, Europa e Ásia.
Foi membro da CAP (Comissão de Artes Plásticas da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo – organizadora do Salão Paulista de Belas Artes), na análise de processos. Atuou na Comissão Organizadora do Salão Paulista de Belas Artes (criado em 04 de novembro de 1933 pelo decreto estadual nº 6.111 do mesmo ano) durante o período de 1989 a 1995
Formação Artístico-Acadêmica:
- Licenciado em Artes Plásticas pela Faculdade de Belas Artes de SP, formado em 1979.
- Cursos Livres de Desenho e Pintura na APBA, tendo como mestres os pintores Inocêncio Borghese, Colette Pujol e Romeu Caiani
- Curso livre no Atelier de Arte Moderna da Profa. Vera Maranhão
Exposições individuais:
- 1986 – Banco do Brasil – Agência 7 de Abril – São Paulo (SP)
- 1985 – ACM (Associação Cristã de Moços) em São Paulo (SP)
- 1984 – Banco Itaú – Santo André (SP)
Atuação Profissional-Artística
- Presidente da Associação Paulista de Belas Artes nas seguintes gestões: 1989 a 1994; 1999-2001; 2005-2006, e 2011 a 2015
- Professor de Desenho e Pintura na Michelangelo entre 1985 e 2005
- Professor de Desenho e Pintura na APBA desde 2004
- Professor de Educação Artística no Colégio Santa Rita de Cássia e Escola de 1º Grau Práxis (anos 80); e no Supletivo Excelsior (1979-1982).
- Diretor de Arte (Publicitário) – BMS Propaganda Ltda., entre 1969 e 1991
- Premiado em diversos Salões e Exposições coletivas e individuais (Currículo à parte)
- Expositor no 47º e 48º Salão Paulista de Belas Artes
- Restaurador das esculturas sacras da Igreja de Santa Tereza D´Avila no bairro Itaim Bibi, em São Paulo (SP) em 2001
- Restaurador de acervos de colecionadores de arte.
CARMELO GENTIL
Nascido em 23 de Outubro de 1955 e natural de São Caetano do Sul, Carmelo Gentil fez diversos cursos, entre eles Iniciação ao Desenho e Pintura na Fundação de Artes de São Caetano do Sul, Esfumados em Degradê com o Prof. Marcos Galli Fiorilo e o Curso Prático e Teórico (desenho, pintura e composição) com o Prof. Antonio Euclides Rios.
Conquistou vários prêmios, entre os quais a Medalha de Prata no VIII Salão da Marinha e a Medalha de Prata no Salão da Paisagem na Associação Paulista de Belas Artes em 2005, a Grande Medalha de Prata no 53º Salão Paulista de Belas Artes (SP) em 2002 e a Medalha de Ouro com o quadro Av. Paulista em dia de Chuva.
ADEMIR CRUZ
Ademir Trindade Cruz nasceu em 1957, na cidade de Rio de Contas, Bahia. Vive e trabalha em São Paulo. Adotou o nome artístico Gomes Cruz. Iniciou os estudos de desenho na Associação Paulista de Belas Artes com a professora Colette Pujol. Duração do curso: dois meses. Retornou à Associação, sete anos depois, para estudar desenho e pintura com Loris Fogiatto, e também desenhar modelo vivo.
Estudou desenho e pintura no ateliê de Luigi Neviani e de Paulo Nesadal. Depois de quatro anos sem desenhar e pintar, fez o bacharelado de Artes Plásticas na Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP). Logo em seguida, fez a Licenciatura na Faculdade Paulista de Artes.
Cursou três anos Psicologia na Uninove, deixando de concluir a faculdade por decidir pela carreira de professor de desenho. Atualmente, trabalha como professor de desenho na Associação Paulista de Belas Artes, na Oficina Livre da ABRE e na escola de arte Rosart.
Formação Acadêmica
2007 – (Incompleto) Psicologia. UNINOVE – Universidade Nove de Julho
2003 – Educação Artística. Licenciatura Plena – Habilitação em Artes Plásticas Faculdade Paulista de Artes
2001 – Bacharelado em Artes Plásticas. FAAP – Fundação Armando Álvares Penteado
1992 – Pintura e Artes Plásticas. Ateliê de Luigi Neviani e de Paulo Nesadal
1985 – Criação e Comunicação Visual. Escola Panamericana de Arte
1985 – Desenho Artístico e Modelo Vivo. Associação Paulista de Belas Artes
ALGUNS TRABALHOS
A série de pinturas remete ao estado de vida do artista. Elas refletem a sua relação com o espaço e seu questionamento do ser livre e aprisionado, que vive numa caverna e se liberta das correntes que o prendem, partindo para a busca do conhecimento e do desenvolvimento de suas potencialidades.
O grupo de desenhos-pinturas feito com pastel oleoso corresponde às sombras do ser humano, que são projetadas no fundo da caverna; na sombra estabelece o diálogo entre o espaço da cor com o da forma.
Durante o processo de fazer as releituras de A Sibila de Delfos de Michelangelo, o tema se transforma e passa a ser as diversas estruturas, como: estrutura pictórica, estrutura arquitetônica, estrutura piramidal, estrutura geométrica, estrutura gnomônica e a grade. Nelas é expressa a transformação do ser, ou seja, a individuação vai organizando o processo do fazer artístico do pintor.
GALERIA DOS ORIENTADORES
Confira abaixo algumas obras realizadas pelos nossos orientadores